SP implementa tecnologia de pesagem de caminhões em movimento nas rodovias
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) introduziu a tecnologia High Speed Weigh in Motion (HS-WIM) para realizar a pesagem de caminhões e carretas em movimento nas rodovias paulistas. Atualmente, seis pórticos já estão em funcionamento nos trechos sob concessão (confira a lista abaixo).
Com o sistema, a pesagem é feita diretamente na faixa de rolamento, sem a necessidade de o caminhão parar em um Posto Geral de Fiscalização (PGF) para ser triado. Se o veículo estiver dentro dos limites de peso, o motorista é liberado por meio de um Painel de Mensagem Variável (PMV) para seguir viagem. Caso seja detectado excesso de peso ou alguma irregularidade nas dimensões do veículo, o painel exibirá a mensagem “Pesagem Obrigatória”, orientando o motorista a se dirigir ao PGF para uma verificação mais detalhada. Nesses casos, o motorista poderá ser multado, com valores variando de R$ 130,16 a R$ 293,47, além de perder quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Segurança e preservação das rodovias
De acordo com José Tavares, supervisor da Diretoria de Operações da Artesp, o tráfego de caminhões com excesso de carga é um fator que compromete a segurança e a durabilidade das rodovias. “O peso excessivo aumenta o risco de acidentes, alterando a dirigibilidade do veículo, elevando o centro de gravidade, sobrecarregando o sistema de frenagem e desgastando prematuramente o pavimento”, explica.
O sistema HS-WIM garante uma fiscalização eficiente, operando 24 horas por dia sem a necessidade de intervenção humana, além de prolongar a vida útil do pavimento ao reduzir o tráfego de veículos com sobrepeso. Com essa tecnologia, apenas os veículos com irregularidades precisam parar para uma pesagem mais precisa, garantindo maior fluidez no trânsito e segurança para todos os motoristas.
Como funciona o HS-WIM
Os pórticos de pesagem instalados sobre as faixas de rolamento estão equipados com câmeras de alta resolução, leitores de tags de radiofrequência, scanners a laser e câmeras panorâmicas. Sensores instalados no pavimento captam o peso do veículo em movimento, possibilitando a classificação do veículo, a medição do peso bruto total e o peso por eixo, além de identificar a placa e as dimensões (altura, largura e comprimento) do caminhão.
Onde estão instalados os sistemas HS-WIM?
Confira as localizações dos sistemas em operação nas rodovias concedidas:
Entrevias
- SP-330 – km 373 Norte – em funcionamento
- SP-330 – km 373 Sul – em funcionamento
- SP-330 – km 448 Sul – em funcionamento
- SP-322 – km 358 Leste – em funcionamento
Eixo SP
- SP-310 – km 197 Sul – em funcionamento
- SP-294 – km 644 Leste – em funcionamento
Além desses, há outros sistemas em fase final de implantação na Entrevias e na Eixo SP, além de novos equipamentos previstos para a EcoNoroeste e o Rodoanel Norte.
Fonte: Agência SP